segunda-feira, 21 de abril de 2014

Fahrenheit 451












   Fahrenheit 451 foi um dos livros mais influentes do seculo XX,ao lado de 1984 Admirável mundo novo.Todos tratam de assuntos futurísticas,e que na época em que foram escrito,as pessoas não levavam fé no que os autores criaram e transmitiram nesses livros.O que eles não sabiam é que a nossa sociedade se aproxima cada vez mais à esta realidade,ou mesmo,está próxima à ela só que em uma escala menor.

   

Sinopse

''A obra de Bradbury descreve um governo totalitário, num futuro incerto mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instaladas em suas casas ou em praças ao ar livre. O livro conta a história de Guy Montag, que no início tem prazer com sua profissão de bombeiro, cuja função nessa sociedade imune a incêndios é queimar livros e tudo que diga respeito à leitura. Quando Montag conhece Clarisse McClellan, uma menina de dezesseis anos que reflete sobre o mundo à sua volta e que o instiga a fazer o mesmo, ele percebe o quanto tem sido infeliz no seu relacionamento com a esposa, Mildred. Ele passa a se sentir incomodado com sua profissão e descontente com a autoridade e com os cidadãos. A partir daí, o protagonista tenta mudar a sociedade e encontrar sua felicidade.'' (Skoob)


 O que me chamou mais atenção no livro, foi o quanto o autor foi extremamente profetício.Ele prever varias coisas que eram inimagináveis para aquela época,e que acontecem nos dias de hoje,por isso então considerado um clássico.Exemplos disso são as Tvs gigantes que ficavam dentro da casa e interagem com a pessoa.Outro exemplo são as das ''Conchas'' que ficam no ouvido(como se fosse um fone) que fica te atualizando à todo momento.Por conta disso sua mulher,Mildred fica tão alienada à esses produtos que acaba nem falando direito com ele,irritado com isso Montag pergunta à ela quado ambos se conheceram e ela não lembra, e quando ele pergunta à ela sobre marcas,roupas e o que tem de novo ela responde tudo.Por esses exemplos o autor critica a sociedade,que naquela época em que teve o estouro da tv,ficavam alienadas à ela,mas também se transcende aos dias atuais,o quanto tempo ficamos no computador,celular sem nem mesmo interagir com seu familiares.


Opinião


  Bom,o livro em seu total é muito bom,admito que por ser um clássico estava um pouco com medo de que a escrita fosse difícil,porem o autor me surpreendeu com sua escrita,já que ela é bem fluida e gostosa de se ler,mesmo que o livro esteja recheado de metáforas.Recomendo para todos que gostem de ler,ou ate mesmos aqueles que leem com pouca frequência,porque a história nos trás a mensagem de quanto os livros são valiosos e também o de quantas pessoas são alienadas,e que termos que agir logo,para que a nossa própria sociedade não entre nesse grande colapso como à da historia,visto que não estamos em um futuro tão distante e como o próprio autor cita, os livros foram sendo esquecidos ao longo do tempo e ninguém se importou com eles.
  Um dos pontos negativos sobre o livro foi sobre o seu final.Achei que foi um final muito vago e não tão concreto,não irei me prolongar no assunto para não ter algum Spoiler. Essa foi basicamente a unica parte que não gostei do livro, porque pelo resto foi uma ótima leitura,visto que não conseguia largar-lo por um minuto e é uma historia super envolvente. Em breve terá resenha no canal !












Livros em Inglês com frete grátis para todo o mundo !